Sobre

A Rede de Bibliotecas de Penacova (RBP) é uma parceria que engloba a Bibliotec…
Logótipo da Rede de Bibliotecas de Penacova
A Rede de Bibliotecas de Penacova (RBP) é uma parceria que engloba a Biblioteca Municipal de Penacova (BMP), a biblioteca escolar da EBS de Penacova (EBSPEN), a biblioteca escolar da EB de São Pedro de Alva (EBISPA), a biblioteca escolar da EB de Penacova (EB1PEN) e a biblioteca escolar da Escola de Artes de Penacova (EAP).

A presença digital da Rede de Bibliotecas de Penacova (RBP) é desenvolvida através de várias plataformas digitais, constituindo pontos de convergência do trabalho realizado entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares.

A RBP está presente na Web como forma de investir na divulgação e (in)formação dos utilizadores e permite acesso aos nossos serviços e produtos:
  • catálogo das Bibliotecas da Rede, de forma a minorar a distância entre o munícipe e a informação;
  • informações e notícias das bibliotecas cooperantes; 
  • documentos técnicos e normativos que regulamentam o trabalho coletivo e a partilha de recursos.

A RBP surge após a assinatura de Protocolo de Cooperação a 30 de outubro de 2013. Exerce a sua atividade de forma autónoma e colaborativa, procurando fomentar a partilha de experiências, a realização de projetos e iniciativas de interesse pedagógico, a animação da leitura, a promoção do livro, o tratamento documental, a criação do catálogo coletivo e a integração das tecnologias da informação na gestão e partilha de recursos. Em 2015 regista-se a entrada de um novo parceiro cooperante, a Escola de Artes de Penacova.

Resultado desta parceria, que teve início, não formal em 2011/2012 e formal em 2013 com a assinatura do protocolo, a RBP tem, entre outras iniciativas realizado os projetos "Conhecer a Cidade", "SOBE", "Espaço Jovem", a "Semana da Leitura" e o "Letras em Viagem", entre outras iniciativas.

Informações e contacto

Sobre os nossos projetos e organização da rede, visite https://sites.google.com/view/rbpenacova


Entidades parceiras

Município de Penacova - http://www.cm-penacova.pt
Agrupamento de Escolas de Penacova - https://www.aepenacova.pt
Escola de Artes de Penacova - https://escolartespenacova.weebly.com

  


Apoio técnico Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)