Portal da rede de bibliotecas garante acesso a 19 mil obras

Portal da rede de bibliotecas garante acesso a 19 mil obras Desde ontem que os…
Projecto lançado por Fernanda Veiga,
 João Azadinho e Ana Cabral

Portal da rede de bibliotecas garante acesso a 19 mil obras

Desde ontem que os utilizadores da rede de bibliotecas de Penacova podem aceder através do portal a um conjunto de 19 mil obras catalogadas, ao longo de três anos, por uma equipa multidisciplinar.

A apresentação pública deste projecto foi efectuada ontem por ocasião do Encontro de Bibliotecas do Distrito de Coimbra que decorreu em Penacova com a chancela da autarquia local. A conclusão deste programa tornou possível aos utilizadores da rede de bibliotecas de Penacova aceder às obras que pretendam requisitar, saber a sua localização e disponibilidade.

Fernanda Veiga, responsável pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal de Penacova, mostrou a sua satisfação pelo cumprimento do objectivo que, como referiu, «foi tão ambicioso como gratificante, promovendo um melhor e moderno acesso ao espólio que existe no concelho de Penacova, impulsionando uma interligação entre várias entidades, concorrendo também para que se universalize o conhecimento e se generalize o acesso».

O catálogo colectivo a que os utilizadores vão poder aceder no portal da rede de bibliotecas de Penacova «foi fruto de um trabalho desenvolvido por um equipa multidisciplinar que contou com a colaboração de vários departamentos da autarquia penacovense», frisou a vereadora.

No âmbito deste encontro foi celebrado entre a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e o Agrupamento de Escolas de Penacova o protocolo de cooperação - rede de bibliotecas de Penacova. Esta rede define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o fomento de uma política coordenada de aquisições, troca de informação e a dinamização do empréstimo interbibliotecas.

Fonte: Diário de Coimbra, republicado por PenacovActual