Leitura em família: cumplicidade para o sucesso

Está a decorrer no concelho de Penacova, mais uma Semana da Leitura. Ontem foi…


Está a decorrer no concelho de Penacova, mais uma Semana da Leitura. Ontem foi um dia recheado de atividades que abrangeram vários públicos.

Porque se deve incutir desde cedo hábitos de leitura, o dia começou com sessões de animação de leitura, para as crianças das creches do concelho, dinamizada por técnicas da Biblioteca Municipal de Tábua. Depois os idosos de algumas instituições do concelho reavivaram as suas memórias ao ouvirem o Sr. Lino, moleiro de Gavinhos e verem a exposição do ciclo da farinha. Relembraram algumas tradições e mostraram que são detentores de um património imaterial riquíssimo,  que deve ser preservado.

Leitura  em família: cumplicidade para o sucesso

Seguiu-se a sessão de “Leitura  em família: cumplicidade para o sucesso” dinamizada pela coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, que alertou os pais para a motivarem os seus filhos para a leitura, dando-lhes algumas sugestões. Esta atividade culminou com a entrega do “Saco dos Contos”. Foi entregue a cada família presente um saco que inclui três livros infantis, um livro de adulto e um dvd relacionados com o seu tema e alguns conselhos, com pistas para exploração dos livros. Pretende-se que cada família se junte, em torno do Saco dos Contos e disfruta de momentos de criatividade e de afetos.