Semana Concelhia da Leitura 2014

Iniciativa abre hoje portas e, até 5 de Abril, oferece leituras de diversas for…
Iniciativa abre hoje portas e, até 5 de Abril, oferece leituras de diversas formas, na Biblioteca ou noutros espaços do concelho



Promove-se a leitura numa semana que tem muito mais para oferecer do que livros. A Semana Concelhia da Leitura 2014 , começa hoje e prolonga-se até 5 de Abril, percorrendo vários espaços do concelho e oferecendo uma diversidade de actividades culturais para todos os públicos. O ponto de partida para a descoberta da leitura é dado na Biblioteca Municipal de Penacova/Centro Cultural, onde decorre boa parte das actividades programadas.

Diariamente, há livros para folhear e adquirir na Feira do Livro que decorre no espaço da Biblioteca. Novidade, anota Fernanda Veiga, vereadora da Câmara de Penacova, é que a feira não é apenas dirigida a alunos, mas a toda a comunidade, através da realização de actividades paralelas que envolvem as várias faixas etárias. «São actividades culturais dirigidas a pais, filhos, avós e até bebés», explica a vereadora, referindo-se, por exemplo, às sessões de animação da leitura para crianças das creches “Ler é uma festa”, as sessões de animação da leitura para seniores “Ler em qualquer idade”, o projecto de leituras em família “O Saco dos contos”, a iniciativa “Chá com livros”, os voluntários da leitura com “Os grandes também gostam de histórias”, a partilha de histórias “A magia dos contos tradicionais”, entre outras actividades relacionadas com o livro e a leitura. Mas há ainda sessões de contos com escritores, cinema, teatro, dança e um café-concerto.

Novidade nesta edição é também, sublinha a vereadora, a descentralização do evento, por forma a fazê-lo chegar a todo o concelho, daí «a parceria estabelecida entre a Biblioteca Municipal, a educação e as bibliotecas escolares». O “grosso” das actividades decorre na biblioteca, mas também haverá livros e leituras na Biblioteca Escolar de São Pedro de Alva, na EB1 de Penacova, na EB1 de São Pedro de Alva, na Casa do Monte (Lorvão), na Biblioteca Escolar da EB2,3/S de Penacova e no Centro Social e Paroquial de Lorvão.


Fonte: Texto de Margarida Alvarinhas
originalmente publicado na edição impressa do Diário de Coimbra de 29.03.2014 - não disponível online. Artigo reproduzido de Penacovactual