"Teresa de Portugal" nas escolas do concelho

Biblioteca Municipal de Penacova promove livro "Teresa de Portugal" …

Biblioteca Municipal de Penacova promove livro "Teresa de Portugal" nas escolas do concelho

A Biblioteca Municipal de Penacova iniciou, pelas escolas do concelho, um “périplo” de promoção da obra infanto-juvenil “Teresa de Portugal”, da autoria de Paula Silva e ilustrações de Cristina Carvalho e Paula Silva.


“Teresa de Portugal”, foi editado pelo município de Penacova, no âmbito da Comemoração dos 300 anos da Trasladação das Santas Rainhas Teresa e Sancha, tendo sido apresentado ao público no passado mês de outubro.
A obra, com uma linguagem simples e atrativa e ilustrações realizadas a partir da manufatura de dezasseis tapetes, conta a história de Teresa de Portugal, o nome por que D. Teresa ficou conhecida no Reino de Leão.

O livro tem como principal objetivo que crianças e jovens possam conhecer e entender a Beata D. Teresa, Santa Rainha de Lorvão, local onde encontrou refúgio, após a anulação do seu casamento pelo Papa Celestino. Teresa, a última rainha do Reino de Leão, mulher poderosa, corajosa e tenaz e monja de grandes virtudes, foi um exemplo maior já que não sucumbiu ao desgosto e, com toda a sua tenacidade transformou o Mosteiro de Lorvão na primeira Casa de Cister em Portugal, contribuindo decisivamente para o caminho de grandiosidade que aquele espaço trilhou ao longo da sua história.


Artigo original em Penacova Actual   (novembro 13, 2015
https://www.penacovactual.pt/2015/11/cultura-biblioteca-municipal-de.html