Museu, lugar de memória e cidadania

INICIATIVA - Rede de Bibliotecas de Penacova promove ciclo de conferências sobr…
INICIATIVA - Rede de Bibliotecas de Penacova promove ciclo de conferências sobre Património Imaterial

Decorreu mais uma sessão do Ciclo de Conferências "Património Imaterial de Penacova: gestos saberes e memórias”, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas de Penacova.
A temática do dia, versando "Museu, lugar de memória e cidadania", permitiu aprender mais com as especialistas do Instituto Politécnico de Tomar: Eunice Ramos e Carla Rego.
A sensibilização para a imaterialidade, e as questões do património imaterial na sua ligação com o turismo, onde a conservação e restauro desempenham um papel de elevado valor, foram, sem dúvida, momentos indutores de novas aprendizagens que podem ser estimuladas em articulação com a sala de aula e a biblioteca.

O painel "Serviços Educativos nos Museus", contou com Miguel Rego, Diretor do Museu da Ruralidade (Castro Verde) e Maria de Lurdes Rufino, Diretora do Mosteiro de Tibães. Demonstraram como é imprescindível cimentar um trabalho articulado na comunidade, salientando-se exemplos práticos de trabalho com a comunidade educativa. A manhã terminou com uma visita guiada pelo "ciclo do linho ... Memórias vivas de Penacova" pelo Rancho Folclórico do Zagalho e Vale do Conde, foi uma excelente (re)visitação e um contributo para leitura(S) plurais.

A tarde, quente, deste Ciclo de Conferências decorreu no Museu Vitorino Nemésio – Portela de Oliveira, com conferência sobre "Arquitetura e património", que contou com a presença dos especialistas: João Herdade – Arquiteto da Direção Geral do Património Cultural; Fábio Nogueira – responsável pela ARU de Penacova e PU de Lorvão e José Dias – responsável pelo projeto de musealização do Museu do Moinho.
Nesta sessão do Ciclo de Conferência sobre o Património Imaterial de Penacova, o encerramento não poderia ter sido melhor, quando de gestos, saberes e memórias se falou ao longo da jornada. Partindo do Museu do Moinho, diferentes olhares, diferentes leituras, memórias fantásticas envoltas pela música popular... As vozes do povo: música de raiz popular com o Rancho Folclórico “As Paliteiras de Chelo” e Gaiteiros de Chelo.


Artigo em :
https://www.penacovactual.pt/2016/09/iniciativa-rede-de-bibliotecas-de.html