A Biblioteca Municipal de Penacova integra a Rede das Bibliotecas Associadas à Unesco

A Biblioteca Municipal de Penacova integra desde 2020 a Rede de Bibliotecas Ass…

 


A Biblioteca Municipal de Penacova integra desde 2020 a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da Unesco. Hoje, as bibliotecas associadas estiveram reunidas para elaborar o seu plano de atividades.

Esta rede de Bibliotecas é promovida pela Comissão Nacional da Unesco e tem como objetivo primeiro a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional. Ao promoverem o acesso à leitura e à informação, as bibliotecas constituem-se como o meio ideal para a disseminação do conhecimento e desempenham um papel fundamental na difusão da informação e no combate à iliteracia, tornando-se o elemento ideal para a promoção das sociedades do conhecimento, para o desenvolvimento cultural, social e económico das populações e para a promoção dos direitos humanos. Constituem-se, assim, como potenciais elementos privilegiados de divulgação dos próprios valores e objetivos da UNESCO, num contacto muito próximo com as populações dos seus Estados-Membros.

A Biblioteca Municipal de Penacova integrou a Rede de Bibliotecas Unesco com o projeto “Biblio_e_cidadani@”, um projeto itinerante de biblioteca que vai ao encontro dos seus e de novos utilizadores e tem um importante papel de aproximação e disponibilização de recursos bibliográficos, humanos e sentimentais. Pretende divulgar o livro, a leitura e algo mais… percorrer terras e gentes diferentes ao longo do mês, transportando livros, abrindo portas para o mundo da imaginação e da alegria, mas que também oferece serviços ao domicílio e serviços em linha que permitem ao utilizador não se deslocar ao espaço físico da biblioteca/município de Penacova.